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A franchising é um modelo em expansão com elevado potencial financeiro. Entretanto, para se estabelecer é indispensável ser um bom franqueador. Mas, o que exatamente isso significa?
Entender as responsabilidades de um bom franqueador e como se posicionar no mercado de franquias com segurança e viabilidade é um passo que antecede, até mesmo, o plano de expansão por meio de franquias. Entenda a seguir.
Primeiramente, é preciso ter clareza quanto ao que significa ser um franqueador. No mercado de franquias existem dois personagens principais:
No modelo de franquia, ao adquirir os direitos da marca para comercializar os produtos, o franqueado utiliza o nome consolidado da marca.
Esse é um elemento base da franchising, pois permite abrir um novo negócio, mas que já detém reconhecimento por parte dos consumidores.
Para tal, o franqueado deve cumprir os padrões estabelecidos pelo franqueador, o que garante a padronização de qualidade e experiência do cliente, fatores indispensáveis para a solidez e alinhamento da franquia.
O sucesso das franquias e, consequentemente, da marca, depende diretamente do franqueador e de decisões estratégias antes mesmo de migrar para esse modelo de negócio.
Toda franquia tem início com uma loja de sucesso e o projeto de expansão por meio de franquias baseia-se no potencial de replicabilidade da marca.
Para que seja exitoso, entretanto, a empresa precisa transformar-se em um bom franqueador, o que depende de uma série de boas práticas administrativas.
Antes de investir para transformar a empresa em franquia é preciso avaliar estrategicamente o potencial de viabilidade.
Isso significa a logística dos produtos, treinamentos, demanda, mapeamento do público-alvo etc.
O estudo de viabilidade garante que haja potencial de lucratividade no mercado com a expansão da marca por meio do modelo de franquias.
Sem essa análise, a franquia não vai transmitir confiança aos possíveis franqueados, além de apresentar elevados riscos operacionais, o que é ainda mais crítico nesse modelo por depender de capital de terceiros.
Para que haja escalabilidade da marca, as franquias devem ser padronizadas, o que tem início com a formatação da marca por parte de um bom franqueador.
Um dos componentes mais evidentes dessa formatação é a identidade visual da marca, uma vez que todas as franquias devem seguir os mesmos padrões.
Entretanto, esse é apenas um dos componentes e, apesar de ser estratégico para o reconhecimento da marca, não é o pilar da franquia.
A formatação da franquia também depende do fluxograma de processos.
Se o negócio é bem-sucedido, rentável e, principalmente, escalável, isso está diretamente relacionado à eficácia dos processos executados nos diferentes níveis e departamentos.
É papel de um bom franqueador ter clareza quanto ao fluxograma de processos a fim de viabilizar a replicabilidade nas unidades franqueadas.
Esse alinhamento é basal para garantir uma experiência coerente aos clientes independentemente da unidade que ele acessa.
Todas as estratégias e campanhas de marketing da marca são responsabilidade do franqueador, de forma que isso precisa estar claro previamente.
Por exemplo, qual a linguagem, canais de comunicação, tipos de campanhas que serão realizadas, visual das ações etc.
O bom franqueador é aquele que tem clareza sobre esse papel e é transparente com os franqueados sobre o marketing da marca, o que garante confiabilidade nos processos a serem desenvolvidos conforme haja a expansão da franquia.
Engana-se o franqueador que, após o fechamento do contrato, deposita exclusivamente sobre o franqueado a responsabilidade de sucesso da franquia.
Na franchising a parceria entre franqueador e franqueado é contínua, a fim de garantir melhores resultados e sucesso comercial.
Assim, um bom franqueador estabelece de antemão sua política de relacionamento com o franqueado, o que inclui desde as métricas de monitoramento das franquias, até suporte jurídico e contábil, treinamentos e outras boas práticas.
Não menos importante, a empresa que planeja um plano de expansão por meio do modelo de franquias deve contar com uma assessoria jurídica especializada.
Ela será importante para garantir o cumprimento das exigências legais estabelecidas na Lei de Franquias, elaboração de contratos e até mesmo, estruturação conjunta do plano de expansão.
O Grupo BITTENCOURT tem estrutura consolidada para as etapas de desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias com serviços que abarcam desde o jurídico, até o próprio plano de formatação de franquias, assegurando um crescimento saudável e replicável do negócio.