Entre em contato com o Grupo BITTENCOURT.
Últimos conteúdos
Sinônimo de brinquedo e do brincar no Brasil há mais de 80 anos, a Estrela, marca pertencente ao Grupo Brinquedos Estrela, tem se aproveitado nos últimos anos do seu know-how e do fato de estar na memória afetiva dos brasileiros, que cresceram com seus brinquedos, para inovar e criar a Estrela Beauty. A primeira marca de play makeup para crianças que caiu no gosto da criançada.
A franquia, que possui unidades nos principais shoppings de São Paulo, entra em uma nova fase do seu projeto de expansão, que nasceu em 2018, e encara um desafio ainda maior: atrair franqueados profissionais, aqueles já com experiência comprovada em outros tipos de mercados, além dos individuais, que estão dispostos a investir no promissor mercado.
Um projeto com etapas condizentes ao tamanho do desafio foi estruturado pelo Grupo BITTENCOURT que envolveu a estruturação do suporte para os franqueados, definição do perfil do candidato, capacitação e estruturação do processo de seleção e a captação dos candidatos à franquia.
Tendo como base produtos que valorizam a diversidade, a experimentação e a autoconfiança, os modelos de lojas cocriados entre Grupo BITTENCOURT e Estrela Beauty traduzem a missão de empoderar e fazer com que as meninas possam explorar suas personalidades de forma leve, lúdica e divertida. E um projeto de expansão como esse da Estrela Beauty está diretamente ligado a esse propósito, já que para ampliar a nova fase, se faz necessário trazer empreendedores que possam dialogar com esse modelo de negócio por meio dessas potencialidades.
Além de trazer uma linha de produtos composta por batons, esmaltes, sombras, máscara de cílios, sombra de cabelo, maquiagem artística e acessórios como mochilas, maletas acrílicas, chaveiros e laços, a ideia é trazer a consciência para o que se usa desde logo cedo, uma vez que os produtos são todos dermatológicos e clinicamente testados, hipoalergênicos, livres de fragrância e cruelty free (teste em animais).
Busca por franqueados que acreditam nos valores da marca
Um levantamento do Grupo BITTENCOURT ainda mostrou que estar engajado nesses valores citados faz toda a diferença para os possíveis franqueados. Por conta disso, apontou algumas soluções com bastante sinergia entre o propósito da marca e os franqueados que almeja. Formulando uma série de soluções e apoio no que diz respeito à escolha de local e implantação da unidade, treinamento e software de gestão, suporte em ativações e muitos outros benefícios que trazem uma fórmula comprovadamente de sucesso, mesmo dentro de um ineditismo no modelo de franquias.
Para além da expansão, o projeto desenvolvido por nós do Grupo BITTENCOURT pretende levar as unidades da Estrela Beauty a mais regiões, sendo a oportunidade que temos de realmente cumprir a missão da marca que já nasceu icônica dentro do Grupo Brinquedos Estrelas, que é de “encorajar meninas a descobrir sua própria personalidade e a reconhecer suas qualidades, crescendo uma mulher livre e feliz, por meio de uma linha de produtos customizado e seguros, feitos especialmente para elas”.
Vamos juntos? Saiba como ser um franqueado Estrela Beauty.
Clique em SAIBA MAIS e veja como.
Qual o tamanho do impacto que podemos produzir enquanto marcas para a construção de um futuro melhor para nossos consumidores? Quando nós ficamos de frente para o propósito da Pampili, de tornar o mundo melhor para ser menina, isso ecoou de forma intensa no nosso time, que ficou responsável por fazer todo o processo de expansão da marca como um desafio daqueles que realmente valem à pena. Imagina poder levar a milhões de pessoas, por meio de uma rede de lojas, uma experiência capaz de traduzir algo tão poderoso? Afinal, cuidando do mundo melhor para as meninas de hoje, em todas as suas fases, teremos um mundo melhor para as mulheres no futuro.
A nossa história com a marca começou em 2019, quando fizemos uma imersão completa no universo Pampili e seus canais de distribuição. A proposta era identificar qual seria a estratégia ideal para fazer com que a marca crescesse de forma sustentável por meio de uma rede de lojas de marca própria. A ideia do franchising era uma possibilidade mas ainda não uma certeza.
Ao longo de diversos estudos avaliando as alternativas mais adequadas para a Pampili, olhando para o mercado, as oportunidades de expansão, pesquisas com diversos stakeholders, e levando muito em consideração a necessidade de proteger a marca e a sua essência, o caminho ficou mais claro e decidiu-se de forma definitiva pela expansão com franquias.
E quando uma indústria desse porte nos procura para expandir seu conceito e seus negócios, o que buscamos entregar é muito mais do que um escopo que vise lucro e expansão acelerada. Nosso olhar é sempre para garantir que os alicerces do franchising sejam sólidos dentro da companhia, com uma mudança não apenas de processos mas também de cultura do negócio. Existe um olhar para o quão valoroso e perene precisa ser essa entrega, pois deve acontecer dentro de um cenário dos dias de hoje, mas também pensando a longo prazo.
Incluir nessa equação a figura de franqueados que sejam aderentes a esse propósito e valores e que se conectem com trabalho encantador para o universo das meninas traz uma condição ideal para que esse poder transformador seja multiplicado e ganhe ainda mais escala.
Falando de números
Após a conquista do reconhecimento e liderança do mercado de moda infantil feminino, a opção por expandir ainda mais os negócios foi natural. Com duas unidades industriais ativas, com capacidade de produção diária de 15 mil pares de calçados e 1,2 mil bolsas, além de um cenário de exportação de vestuários, calçados e acessórios infantis femininos para mais de 38 países, a chegada no consumidor final com o poder “Corderosador”, se acelera agora com um perspectiva de atuação nas 5 regiões do país, por meio de franqueados que são escolhidos a dedo, justamente por possuir, de antemão, os valores de Pampili. A expansão da marca tem a característica de ser cautelosa porém muito consistente.
As lojas franqueadas devem ocupar shoppings e ruas do Brasil. O investimento inicial que parte de 590 mil inclui projeto arquitetônico, equipamentos, estoque, custos pré-operacionais, taxa de franquia, marketing de inauguração e capital de giro. O retorno do investimento deve acontecer a partir de 42 meses.
Todo o projeto de formatação da franquia foi realizado pelo Grupo BITTENCOURT que passada a fase de estruturação da franqueadora agora parte para a seleção de candidatos a fazerem parte dessa nação que encanta e traz resultados.
Quer saber mais? Entre em contato com pampili@suafranquia.com ou pelo telefone (11) 95870-5895.
Um projeto de impacto social e que precisava ganhar escala. Foi assim que começamos a trabalhar em 2017 com a Danone e o projeto Kiteiras – que tem como foco o protagonismo feminino por meio da independência financeira. A ideia era expandir o canal de vendas direta nas comunidades brasileiras de maneira estruturada e replicável o que aconteceu com o apoio do Grupo BITTENCOURT, a organização Visão Mundial e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O projeto Kiteiras foi criado pela Danone em 2011 e foi construído sobre os pilares de Empoderamento Feminino, Saúde e Nutrição, e Empreendedorismo
A ideia era levar saúde através dos produtos da Danone para comunidades menos favorecidas. O projeto nasceu em Salvador como um piloto e contou com o Grupo BITTENCOURT para a estruturação de sua escalabilidade.
Foram desenvolvidos os modelos de negócio de distribuição como perfil ideal do distribuidor o modelo de operação ideal desse parceiro e como ele iria ser capaz de oferecer o suporte necessário à rede de kiteiras e suas madrinhas.
Além disso, foram definidos também todo o pacote de benefícios que seriam entregues às kiteiras, como a estrutura de trabalho, manuais de atuação na comunidade, e a verificação da viabilidade financeira da sua atividade.
Afinal, além de gerar impacto positivo na vida das kiteiras, era necessário que o negócio também tivesse resultado para a Danone – com rentabilidade, lucratividade e acesso a um novo mercado consumidor.
Para entender os impactos no negócio da Danone e seu potencial de expansão, o Grupo BITTENCOURT estruturou também todo o modelo para a gestão da rede – como definição dos papéis, suporte à rede de distribuidores, plano de expansão e projeções financeiras para a empresa gestora.
O Projeto tem um perfil altamente associado à educação e formação das kiteiras e, por isso, o Grupo BITTENCOURT também desenvolveu os manuais de atuação tanto do distribuidor, quanto os Guias das próprias kiteiras e madrinhas.
Até 2020, o projeto somava mais de 5 mil kiteiras em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Ceará e continua com um forte propósito de garantir sucesso econômico vinculado ao progresso social.
Quer conhecer como esse projeto se tornou um case de propósito aliado a resultados?
Uma marca conhecida por toda família e que temos orgulho de ter conosco desde 2013. Nessa época a RiHappy tinha 100 lojas e planejava voos maiores.
Quando começamos a trabalhar juntos a empresa estava passando por grandes transformações. Um ano antes o fundo de private equity Carlyle havia comprado 85% da companhia, logo após a marca anunciou a compra de sua concorrente PBKids passando a ser então líder absoluta no varejo especializado em brinquedos. E a partir daquele ano, os desafios de integração se somaram aos seus planos audaciosos de expansão.
Um deles era a expansão com franquias. Para isso, o Grupo BITTENCOURT foi chamado. E a ideia era levar a marca para cidades de pequeno e médio porte e implantar na companhia toda a cultura do franchising – em que parceiros estratégicos franqueados passassem a fazer parte da construção de uma rede ainda maior e mais preparada para a expansão.
Além de todo o projeto de viabilidade, apoiamos a companhia na estruturação da franqueadora, com a definição de toda a estrutura de suporte que seria responsável por acompanhar a formação da rede além de sua gestão.
Uma etapa importante do projeto foi a definição do perfil do franqueado que iria ingressar na rede – além da capacidade de investimento, o candidato precisa ser o operador do negócio, ter desejo de crescer na rede com mais de uma unidade além e proatividade para construir um negócio melhor a cada dia.
A partir dessa estruturação inicial, era a hora de iniciar a expansão. Desde o início do trabalho a rede passou de 100 lojas a mais de 210 unidades entre próprias e franqueadas.
A seleção de franqueados ficou também a cargo do Grupo BITTENCOURT que desde então cuida da expansão da rede buscando candidatos aptos a investirem no negócio que tem investimento inicial a partir de 650 mil reais.
O sucesso da parceria entre a RiHappy e a Bittencourt se mostra na prática. Muitos dos franqueados atuais já tem mais de uma unidade, o que no franchising é sinal de uma rede sólida, que dá resultado e que mantém uma cultura forte e que engaja.
Depois de 8 anos, temos orgulho de dizer que apoiamos na construção de uma rede de franquias respeitada, consolidada e que ainda tem muito a conquistar!
Quer conhecer mais sobre a franquia RIHAPPY e toda a sua proposta de valor para os franqueados?
Foi em 2017 que a Le Biscuit, marca baiana de varejo de variedades com mais de 50 anos de mercado, procurou o Grupo BITTENCOURT para apoiar a marca por meio de um estudo preliminar na identificação do potencial do negócio para expansão via franchising.
Foram feitas diversas reuniões de apresentação, alinhamento de expectativas, além de visitas de campo e entrevistas com os sócios e equipes da marca.
Ao mesmo tempo, levamos também um aprofundamento para a varejistas sobre o mercado de franquias, suas particularidades e melhores práticas de atuação para que o cliente pudesse entender de fato a complexidade e responsabilidade envolvida numa expansão por meio de franquias.
As premissas do modelo de negócio foram definidas considerando desde os canais de distribuição até as políticas comerciais.
Com esse primeiro estudo, a Le Biscuit conseguiu vislumbrar uma nova oportunidade de ganho de mercado – por meio de um plano de expansão em todo o território nacional, com parceiros estratégicos franqueados com um perfil capaz de fazer dar certo. Surgiu então o Le Franchise – focado em municípios com até 200 mil habitantes.
Uma das preocupações principais da marca era a definição clara se o modelo de franquias seria aderente ao negócio da Le Biscuit. O que se mostrou realidade ao longo de todo o trabalho. A viabilidade da operação também foi positiva do ponto de vista do franqueado e da empresa franqueadora. Como visão de futuro, a expansão também já tinha como norte a ampliação dos canais de distribuição como o e-commerce que foi lançado em 2020 e a venda direta em 2021 (o Le Consultores).
O Grupo BITTENCOURT se mantém próximo e ativo junto ao cliente na captação de candidatos à franquia. A rede soma hoje mais de 145 lojas próprias e 7 franquias – 4 na Bahia e 3 em Pernambuco – outras 3 em fase de implantação, dessa vez incluindo também o estado do Maranhão. No segundo semestre a marca já possui 10 franqueados aprovados no processo de seleção para a implantação de novas lojas. O capital inicial para investimento numa operação da Le Biscuit é de 1,5 milhões de reais com retorno em 36 meses de operação.
A marca oferece assessoria na escolha do ponto, layout, treinamento do franqueado e da equipe, manuais de operação, implantação e gestão – todos desenvolvidos pelo Grupo BITTENCOURT -, consultoria de campo, além de apoio na gestão das compras.
Quer conhecer mais sobre a franquia Le Biscuit?
Empresa de vestuário masculino Brasil recém adquirida pelo Grupo Arezzo.Co.
O trabalho foi iniciado em 2017 e a proposta era criar um modelo que pudesse ser possível de expandir porém mantendo a essência e irreverência característicos da marca. Foi então realizada uma revisão completa do conceito de varejo para otimização das operações para que o modelo pudesse ser escalável via franquias.
Como parte do projeto foram realizadas pesquisas com consumidores da marca além de uma avaliação estratégica completa do mercado e concorrência , avaliação do mix de produtos, modelo de atendimento e todos os demais aspectos da operação para definição dos diferenciais competitivos e a melhor estratégia.
Ao mesmo tempo, fizemos a estruturação da franqueadora de forma a ter um pacote de benefícios e proposta de valor diferenciadas não só para o parceiro, mas também para a RESERVA.
O sistema de franquias acabou por ser escolhido como estratégia principal de expansão da marca, com novos parceiros franqueados e retomada do crescimento da rede.
Conheça mais sobre o projeto e saiba como podemos te ajudar na sua estratégia de expansão
Um projeto encantador desenvolvido em parceria com a Mauricio de Sousa Produções AO VIVO, empresa do Grupo Mauricio de Sousa responsável pelo live experience, a Estação Turma da Mônica foi criada para ser uma nova forma de relacionamento com os apaixonados pela turminha.
Um novo conceito de parque foi cocriado levando em consideração todas as memórias afetivas e as demandas dos consumidores. O foco era na expansão em shoppings centers e em espaços menores do que os ocupados pelos grandes parques já existentes no mercado.
Com 15 atrações e a possibilidade ainda de ter a experiência com eventos, cafeteria, lojinha da turma da Mônica e outras atrações incríveis, o projeto foi desenvolvido em 2017 e ao longo do tempo, teve as primeiras unidades instaladas pelo Brasil como piloto por meio de licenciamento em Goiânia, Olinda, Rio de Janeiro e João Pessoa.





Quer saber como podemos te ajudar a construir um novo modelo de negócios?
Empresa do Grupo Randon que tem seus negócios diversificados entre os transportes e a gastronomia. Em dezembro de 2016, a RAR abriu as portas da Spaccio RAR. A loja conceito da marca, foi instalada junto à sede da empresa no Rio Grande do Sul, e logo seguiu para o sistema de franquias.
A ideia era oferecer aos consumidores de todo o Brasil, a oportunidade de encontrar em um único ambiente, ao mesmo tempo nobre e moderno, diversos produtos e ingredientes para proporcionar uma experiência gastronômica completa. Mas ainda sim a loja estava carente de relacionamento e experiências interativas para o consumidor.
Foi assim que em novembro de 2019 o Grupo BITTENCOURT iniciou uma parceria com a empresa para lançar um novo modelo de franquias com um propósito claro: Proporcionar o prazer de comer e beber bem em um ambiente acolhedor. A nova loja passou a contar área para degustação, curadoria dos produtos como vinhos e queijos, um espaço confraria e uma completa experiência gourmet. O novo modelo está previsto para ser inaugurado no Batel em Curitiba.



Conheça mais sobre o projeto e como podemos ajudá-lo.
Um novo formato de loja, enxuto e otimizado por tecnologia. Foi com esse mindset que criamos em conjunto com a Arezzo.co o novo modelo de lojas que levou a marca Arezzo para cidades com população entre 80 mil e 250 mil habitantes utilizando o sistema de franquias.
A estrutura da loja light opera de forma diferente das convencionais com por exemplo união das figuras de vendedor, estoquista e caixa em uma única posição de um consultor de vendas multifuncionais – vendem, fecham a compra e trabalham no estoque – o que foi configurado como um pdv móvel.
A loja também conta com um estoque rápido e com uma exposição ampla de produtos que podem ser comprados direto no e-commerce da marca.
Tudo pensado para garantir a viabilidade da operação em mercados menores e geração de resultado pela companhia.
Saiba mais sobre o projeto e sobre como podemos te ajudar a otimizar suas operações.
A primeira loja da indústria de tecnologia foi idealizada em parceria com o Grupo BITTENCOURT. A ambição do projeto foi compatível com o desafio. A nova loja além de ser a primeira loja piloto da marca será também a referência para os demais mercados da companhia no mundo. A previsão de abertura é no Shopping Aricanduva em São Paulo.
A loja física é uma evolução do modelo atual em que a marca opera apenas quiosques, a ideia é dar um salto na experiência do consumidor. Além da venda dos smartphones, haverá a prestação de serviços como seguros e troca de aparelhos, além de toda a experiência omnichannel. O foco é voltar a conversar com um consumidor mais exigente e que busca mais do que um aparelho celular.
O projeto foi destaque em matéria no NeoFeed e você pode ler a matéria na integra aqui.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.
Uma marca de origem austríaca, que segue os princípios da antroposofia – a Weleda tem em seus valores o respeito à cadeia produtiva, aos funcionários e ao meio ambiente. Um receita para uma longa vida e perenidade nos negócios.
A marca já atua no sistema de franquias no Brasil, mas precisava de uma visão mais aprofundada da rede e de como estava a situação atual da companhia.
O Grupo BITTENCOURT realizou um diagnostico completo em suas operações, entrevistou franqueados e elaborou um plano de ação para sanar os pontos de atenção e os projetos prioritários a serem desenvolvidos pela empresa. Além desse diagnóstico, houve uma avaliação profunda da franqueadora e do sistema de franquias atual para compartilhar melhores práticas e oxigenar a empresa para esse novo projeto.
Como resultado, a empresa desenvolveu um novo conceito de negócio que em breve você poderá conhecer.

Quer conhecer mais sobre o projeto e como podemos ajudar seu negócio a ganhar escalabilidade? Fale Conosco!
A fabricante de bagagens e assessórios de viagem mais conhecida do mundo está no Brasil desde 2012 e idealizou o crescimento da rede House of Samsonite pelo sistema de franquias. O Grupo BITTENCOURT apoiou toda a estratégia por meio de um direcionamento claro e entendimento do cenário e das possibilidade que a companhia tinha no mercado brasileiro.
Foi definido em conjunto qual o modelo ideal de negócio a ser replicado pelo sistema de franquias além do estudo do potencial de expansão, definição do perfil do franqueado, estrutura de gestão e de suporte à rede, projeções de resultados tanto do franqueado quanto da franqueadora, análise e construção dos instrumentos jurídicos e vários outros aspectos para atuação no franchising.
Leia mais sobre esse projeto aqui
Quer saber mais sobre esse projeto e como podemos ajudá-lo?