Grupo Bittencourt
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Os direitos e obrigações do franqueado

Embora a franquia seja uma empresa independente, com autonomia administrativa e financeira, ao assinar o contrato, o Franqueado deve estar atento aos direitos e obrigações inerentes ao franchising e as peculiaridades da própria rede de franquia, que podem variar.

O franchising tem por definição o direito de uso de marca associado à transferência do know-how da franqueadora – replicando um negócio de sucesso, e dessa definição são extraídos os principais direitos e obrigações.

Em relação à marca, o Franqueado passa ter o direito de uso de uma marca preferencialmente já consolidada e forte, contudo, de forma limitada, restrita ao objeto do contrato que assinou e na forma determinada pela  Franqueadora.

A marca é  o bem mais valioso da Franqueadora, e consequentemente gera muitas obrigações ao franqueado no sentido de protegê-la de qualquer mau uso ou uso indevido.

É pela marca, não somente, mas também, que se justifica do pagamento dos royalties, que é a forma como o Franqueado remunera a Franqueadora.

Por outro lado, em relação à transmissão do know-how, extraímos outros direitos e obrigações para o Franqueado.

O principal direito é o de ter acesso à metodologia do negócio desenvolvido pela franqueadora, é ser capacitado para o desenvolvimento de sua franquia, poder contar com o apoio da franqueadora para esclarecimentos e suporte.

Mas o know-how confere ao franqueado também obrigações, tais como, seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora, o que relativiza a liberdade de condução do negócio pelo franqueado, tanto em relação à operação em si, como a gestão, marketing, mix de produtos e serviços.

O know-how transmitido pela franqueadora também é remunerado pelos royalties no decorrer da relação, e, no inicio da relação, pela taxa inicial de franquia.
Enfim, todos os direitos e obrigações do franqueado são relacionados à marca e ao know-how, buscando preservar as características no negócio que já deram certo para a franqueadora, de modo que o franqueado otimize seu investimento, cometendo menos erros e maximizando resultados.

No dia internacional das mulheres, o Grupo BITTENCOURT traz uma análise sobre a força do empreendedorismo feminino que em nada fica devendo às iniciativas dos homens no universo dos negócios.
As brasileiras vêm demonstrando cada vez mais sua curiosidade e vontade em empreender, e não é por menos que as mulheres estão ocupando espaços ditos “masculinos”. Falar sobre “franquia feitas para as mulheres” é algo que não faz mais sentindo, isso porque escolher um segmento no franchising independe da questão de gênero. (mais…)

No inicio de janeiro em Las Vegas participei da Convenção da IFA (International Franchise Association) representando o Grupo BITTENCOURT no maior evento mundial de franchising. Ficou claro para mim e para os demais participantes a necessidade de se fazer uma mudança radical no modo com que as redes de franquia se relacionam com os candidatos, e de como todas as mudanças de comportamento que o consumidor sofreu nos últimos anos também causaram intensas transformações no perfil do investidor que está mais cauteloso, informado e ciente de tudo que envolve o ingresso numa rede de franquias. (mais…)

No início de janeiro em Nova Iorque quando participei representando o Grupo BITTENCOURT na NRF Big Show com a Delegação do Grupo GS, saí com a sensação de que havia algo muito relevante acontecendo no comportamento das lideranças das grandes empresas que se apresentaram no evento. Algo que deveria ser imediatamente incorporado nos negócios das redes de franquias, no varejo e nas empresas em geral.
O evento trouxe muitas novidades do âmbito tecnológico a da percepção que o mercado tem formado sobre o consumidor e seu papel no mundo. Falou-se muito de propósito e da transformação do varejo em torno do consumidor e muita tecnologia nos mais diversos aspectos. (mais…)

Muitos empreendedores ao desenvolverem suas ideias, começam a chamar a atenção de pessoas interessadas em investir em suas marcas e por isso, procuram o sistema de franquias para potencializar crescimento, ganhar escala e relevância.
Porém para ingressar no sistema, mais importante do que sonhar com a sua marca em cada esquina da sua cidade, estado, ou país, é importante saber exatamente no que consiste o sistema de franquias, no entendimento do seu modelo, e nos investimentos que serão necessários para formatar o negócio e entrar no “jogo” de maneira responsável. (mais…)

No mundo atual, a correria do dia a dia, as inovações tecnológicas, e toda a profusão de informações que somos impactados diariamente, acabam por nos fazer olhar para o passado e tentar resgatar algo que faça sentido ou que nos conforte.
Isso já se refletiu em muitas situações como a onda retrô que invadiu o varejo e a prestação de serviços, e nas empresas que optam por criar uma conexão afetiva e não apenas comercial com seus clientes, dando uma sensação de acolhimento. (mais…)

Quais são as tendências para 2017? O que esperar de 2017 no mundo dos negócios? Como estará a economia no próximo ano? Qual a importância da proposta de valor? Quais são os conceitos e modelos de negócios promissores? Veja algumas das respostas no artigo abaixo.
O final de 2016 traz a sensação de sobrevivência a mais uma jornada. E é hora de olhar para frente e entender o que nos espera no próximo ano.
O franchising brasileiro já mostrou sua força e se manteve de pé, graças a muito trabalho, organização das estruturas e planejamento. Para o próximo ano, o cenário continua desafiador, mas com algumas oportunidades e negócios que abraçaram causas importantes seja em posicionamento, seja em inovação. (mais…)

O candidato a uma franquia precisa conhecer o que levou a rede de franquias que escolheu a obter o sucesso. (mais…)

Que o Brasil representa quase 10% do consumo mundial de produtos de Higiene pessoal e beleza, atrás apenas da China (país mais populoso do mundo) e dos EUA (celeiro da indústria da beleza), talvez não seja novidade para muitos, mas a estruturação e a diversificação dos negócios com o franchising pode servir de inspiração para mercados emergentes e que desejam ganhar escala de forma rápida e com redução de riscos.
Por que é vantajoso atuar no mercado de beleza no Brasil?
O Brasil tem uma população plural, miscigenada e com necessidades distintas de norte a sul do país. O que significa dizer que uma empresa seja ela fornecedora de produtos ou prestadora de serviços possui uma gama muito grande de nichos para atuar. Das diversas tonalidades de pele aos variados tipos de cabelo, das diferentes vaidades e bolsos, as possibilidades são muitas.
Aliada à pluralidade desse mercado, alguns aspectos foram drivers de crescimento do setor de beleza e cosméticos nos últimos anos como: (mais…)

Se você pensa em investir no seu negócio para que ele se torne uma franquia, não se assuste com o tamanho e a senioridade das redes que já fazem parte do sistema.
O franchising, inegavelmente, tem características que merecem ser consideradas. Uma delas é a capacidade de crescimento exponencial dos negócios, motivado muitas vezes pela atratividade que gera em potenciais empreendedores que buscam investir em um negócio próprio, tanto pelo apelo e propósito da marca como pelo produto e serviço que comercializa. (mais…)

Uma das grandes preocupações de quem quer abrir o próprio negócio ou sua franquia é escolher o ponto comercial mais adequado, aonde abrir.
A localização do ponto comercial é realmente muito importante para o sucesso do negócio, mas não é o único fator que deve ser levado em consideração. Antes do começar a buscar o local onde se pretende abrir, primeiramente é fundamental ter o conhecimento total sobre o negócio a ser investido, pois cada segmento de mercado tem características específicas que se não forem analisadas previamente podem influenciar nos resultados e no desempenho da operação. (mais…)

Semana passada, entre os dias 4 e 7 de junho, tivemos o maior evento de exposição de marcas do franchising, a 23ª edição da ABF Expo. A feira contou com mais de 60 mil visitantes o que prova que o nosso país é hoje um verdadeiro celeiro de empreendedores.

Os brasileiros estão investindo na concretização do sonho do negócio próprio e na possibilidade de diversificar seus investimentos por meio das franquias. Mas quem são essas pessoas que optam pelo sistema para empreender? Para traçar o perfil dos novos franqueados que entraram no franchising, nós do Grupo BITTENCOURT, produzimos pelo segundo ano consecutivo o estudo “Perfil do Franqueado Brasileiro”. O levantamento – realizado com cerca de 240 pessoas que investiram no setor nos últimos três anos – nos ajudou a mapear características comuns entre os franqueados, razões para entrar no sistema de franquias, expectativas com o negócio e outros itens.
Constatamos que os homens ainda são a maioria no momento de empreender  em um negócio próprio via franchising. Eles representam 57% do universo pesquisado, enquanto as mulheres ficam com os outros 43%. Em geral, os novos franqueados que ingressaram no sistema de franchising podem ser considerados “jovens e maduros”, já que grande parte deles (43%) está na faixa etária de 26 a 35 anos e o segundo grupo com maior volume de representantes – com idade entre 36 e 45 anos – corresponde a 33% do total dos perfis levantados.

Durante o processo de seleção de candidatos a franquias que realizamos, uma das etapas é verificar o traço de personalidade dos potenciais franqueados. O estudo nos mostrou que os perfis aprovados contemplam, em sua maior parte, características como foco em resultados, dinamismo, forte organização e comprometimento. Perseverança e versatilidade também são linhas de personalidade bastante encontradas nesses empreendedores.
A importância de investir em uma marca já reconhecida no mercado e o desejo de não “começar do zero” foram os principais fatores apresentados pelos novos franqueados brasileiros como principais motivações para aderir ao sistema de franchising. Isso demonstra o quanto os benefícios adquiridos por quem faz parte de uma rede de franquias têm sido valorizados pelos novos empreendedores. Além de ter o suporte da franqueadora, o empreendedor poderá compartilhar experiências com toda uma rede de franqueados, os quais passam pelos mesmos desafios que ele.
Um outro ponto interessante que os resultados da pesquisa “Perfil do Franqueado Brasileiro” nos apresentou foi a expectativa do franqueado na abertura da unidade. Há de se avaliar que mesmo diante de todo o suporte oferecido pela franqueadora, certos desafios inerentes à abertura da empresa, como burocracia e dificuldade de encontrar o ponto comercial adequado, podem trazer certa frustação no começo do processo.
Com o resultado do estudo, vimos que alguns pontos precisam ser analisados melhor pelos candidatos a uma franquia e pelas franqueadoras. A esta última caberá consolidar a estrutura de suporte aos franqueados e procurar tangibilizar esse suporte no momento de apresentação do negócio aos empreendedores interessados em investir na sua marca. Já para os candidatos, caberá analisar com calma as diversas oportunidades que lhes são apresentadas – com uma visão de médio e longo prazo – e sempre fazer um comparativo do seu próprio perfil com o perfil do negócio, antes de investir.
Claudia Bittencourt é diretora geral do Grupo BITTENCOURT.

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