As exigências impostas pela nova sociedade demandam mudanças na cultura organizacional das empresas e na forma de pensar e agir dos líderes, a grande questão é como passar por estas transformações preservando a essência e os valores da marca.
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Desde 2010 o Grupo BITTENCOURT por ocasião do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios realiza um estudo inédito com o objetivo de dar luz a temas relevantes para o desenvolvimento das empresas do setor de franquias brasileiro.
Em 2018, por meio de literaturas e estudo de pesquisas realizadas sobre o comportamento das empresas, o reunimos e adaptamos para o universo das franquias uma série de novas posturas e formas de desenvolver os negócios das companhias que tendem a ter crescimento superior no mercado seja nacional ou global. A ideia era entender como traçar caminhos para o crescimento acelerado e identificar aquelas empresas que já possuem uma cultura voltada ao crescimento exponencial.
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Muito se fala hoje em empresas com equipes auto gerenciáveis sem hierarquias e colaborativas. Que esse modelo é o futuro da gestão das empresas e que já não cabe a imposição de controle das atividades, pois cada profissional deve ser empoderado a cuidar dos projetos sob sua gestão, ter autonomia na execução de suas atividades e do seu tempo para enfim, conseguir estabelecer seu próprio ritmo de execução e ter foco na entrega e nos resultados que se deseja alcançar. (mais…)
Para muitos ainda pode soar estranho dizer que no mundo atual as pessoas desejam mais do que possuir, acessar as coisas. Quem cresceu num mundo capitalista no qual onde quem tem mais, pode mais, ou “é” mais, pode se frustrar ao saber que a posse de bens em muitas situações deixou de fazer sentido.
Para que comprar um carro se você pode ter um com motorista a qualquer hora do dia? Para que comprar um vestido de festa incrível se você pode aluga-lo apenas por uma noite e ter um modelo diferente a cada momento? Para que comprar uma bicicleta se você pode ter várias disponíveis para você em qualquer lugar da cidade?
Isso tudo já tem sido bastante corriqueiro no âmbito pessoal, porém começa também a fazer sentido no âmbito empresarial. (mais…)
Que a comunicação eficaz é muitas vezes a solução de problemas que poderiam ser evitados ou ao menos minimizados, todos sabem. No franchising no entanto, mais do que importante ela é crucial para o sucesso da relação de franquia.
Relação essa que é de total interdependência, franqueados e franqueadores tem que ter a consciência de que se conquista muito mais juntos do que separados. Na relação de franquia, colocar o ego de lado e reconhecer que seu progresso está intimamente ligado ao trabalho de outro é fundamental – exige maturidade e abertura ao diálogo. (mais…)
Sendo um dos setores precursores do franchising, o food service mantém sua relação íntima com o sistema de franquias. São muitas as redes do setor de franquias que figuram entre as 20 maiores do mundo, das 5 maiores marcas globais 4 delas são do setor de alimentação – McDonald´s, KFC, Burger King e Pizza Hut, todas velhas conhecidas do brasileiro.
Em recente pesquisa divulgada pela Cielo sobre o comportamento do setor, foi comprovado o quanto as franquias aumentaram sua participação no faturamento total do food service, crescendo mais do que as operações que não são franquias. (mais…)
Essa semana tive a oportunidade de liderar um painel no Congresso de Expansão na ABF Franchising Week que teve como tema “Como o modelo de negócios pode estar influenciando o crescimento da rede?” nesse painel – que também teve a participação de redes como o Bob´s, Clube Melissa e Club Life to Go – pudemos levar uma reflexão para o mercado de franquias. (mais…)